XIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica

A questão ambiental aparece como uma problemática social e ecológica de alcance planetário. De acordo com o sociólogo Enrique Leff, esta é a primeira crise produzida pelo desconhecimento do conhecimento, que desencadeou no imaginário economicista a ilusão de um progresso ilimitado e de uma produção infinita. No Brasil, a política mineral é baseada na exaustão dos bens comuns e das forças vitais das populações atingidas pelas barragens de rejeitos de mineradoras. No dia 17 de abril, o Instituto Nutes promove o seminário Barragens epistemológicas, territoriais e educacionais: limites do conhecimento na intervenção de realidades. O evento ocorrerá das 13h às 15h, na sala A1-11, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
 
A roda de debate contará com a presença de Mariano de Andrade,  pesquisador do Centro de Estudo e Pesquisa em Emergência e Desastres em Saúde (Cepedes/FIOCRUZ RJ), que irá trazer reflexões sobre os desastres de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). A educadora popular da ONG Fase, Caroline Rodrigues, abordará as estratégias de mobilização em volta do tema das águas, privatizações e direito à cidade. A professora do Instituto de Biologia, Laísa Freire, fará a discussão entre a produção de conhecimento científico, educação ambiental e a formação de educadores ambientais. Laísa também é docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). A mediação será feita por Tainá Figueroa, bacharel em Ciências Ambientais e mestranda do Nutes.
 
O evento é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, professores da Educação Básica e demais interessados(as) nessa discussão. Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.
 
 
Estudantes de graduação  da UFRJ interessados(as) em creditação de horas de extensão devem se inscrever neste endereço: https://bit.ly/2CF3bqW. Este seminário faz parte do XIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes, uma atividade do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *