XIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica

Diálogos sobre técnica, tecnologia e ciência

No mês de maio, o Seminário Nutes irá promover diálogos sobre técnica, tecnologia e ciência em dois encontros, às quartas. No dia 08, o tema abordado será “Jacques Ellul e a cultura da tecnologia: técnica, propaganda e política” com a participação do  advogado Marcus Vinicius de Matos, doutor em Direito pelo Birkbeck College, da Universidade de Londres (UK). Desde 2010, ele colabora com a realização dos Seminários Brasileiros Jacques Ellul. Marcus é Chefe da Divisão de Ensino da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Também é co-organizador do livro “Direito, técnica, imagem: os limites e os fundamentos do Humano, em parceria com Jorge Barrientos-Parra.

O segundo encontro acontecerá no dia 22 de maio com a presença do epistemólogo australiano Hugh Lacey, professor Emérito de Filosofia e Pesquisador Sênior na Swarthmore College (Pennsylvania, EUA). Lacey tratará sobre  “O lugar da ética no fazer das ciências e da saúde: Uma conversa sobre transgênicos e tecnociência”. Entre os livros publicados pelo pensador estão “A controvérsia sobre os transgênicos: questões científicas e éticas” e “Valores e Atividades Científicas”.

A programação ocorrerá das 9h30 às 11h, na sala 11, Bloco A, do Instituto Nutes, no Centro de Ciências da Saúde. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Haverá emissão de certificado para os participantes que necessitarem de comprovação de carga horária. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br. Estudantes de graduação  da UFRJ interessados(as) em creditação de horas de extensão devem se inscrever neste endereço: https://bit.ly/2EoVG8M.