XIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica

Seminário aborda a compreensão dos estudantes sobre programa de avaliação internacional

Na próxima segunda-feira, 01/07, o Instituto Nutes recebe a pesquisadora francesa Florence Le Hebel, da universidade de Lyon, para apresentar um seminário sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) a partir da compreensão do ponto de vista dos alunos e alunas.

Florence é pesquisadora na área de Ciência da Educação com foco em letramento científico, inquéritos de avaliações em grande escala como Pisa, dificuldades de aprendizagem dos alunos em ciências, compreensão e resolução de tarefas científicas de acordo com os níveis socioculturais dos alunos.

O objetivo do programa é avaliar em que medida os alunos acima de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a plena participação na sociedade. Florence investiga as representações e estratégias de respostas que os alunos/as (com alto e baixo desempenho) desenvolvem enquanto resolvem as questões do PISA e quais as competências envolvidas quando efetivamente constroem suas respostas nessa avaliação.

De acordo com Florence, sua pesquisa atual foca na identificação de algumas das principais características das tarefas científicas, como o PISA, que discrimina o desempenho dos alunos com base em seu status social, cultural e econômico. A metodologia combina análise das questões do PISA, análise estatística e estudos de caso. “Coletamos dados gravados em fita e/ou gravados em vídeo de estudantes de 15 anos, do 9º ano e 10º ano do Ensino Médio para analisar as produções orais e escritas ao responder perguntas do PISA, as quais selecionamos anteriormente”, explica.

No seminário, serão apresentados os resultados dos estudos realizados há alguns anos sobre o PISA e serão discutidas as possíveis implicações no ensino de ciências. A programação ocorrerá às 14h na sala 11, Bloco A, do Instituto Nutes, no Centro de Ciências da Saúde. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Esta programação faz parte do XXIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes/UFRJ, com periodicidade mensal. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.