FAQ

  • Sobre inscrições em disciplinas, como período de abertura, documentos necessários, …
  • Sobre primeiros passos do candidato, documentos necessários, etapas, …
  • Sobre bolsas…

Preguntas Frequentes

 

Em caso de dúvidas sobre procedimentos, orientações ou informações, deverá:
Consultar primeiro dentro deste site, que se encontra organizado por temas, bastando buscar o assunto desejado no menu e submenu.
Não localizando uma solução, deverá:
Consultar seu(ua) Orientador(a).
Considerando a possibilidade de haver inconsistências no conteúdo descrito no site, como ambiguidades, falta da informação, informação incompleta ou esclarecimentos para casos específicos ou ainda não previstos, em última instancia a Secretaria do PPGECS deverá ser acionada via e-mail.
Aqueles que não possuem vínculo com o PPGECS deverão acionar a Secretaria do PPGECS via e-mail, caso não localize a solução desejada.

Matrícula no Curso de Mestrado

As matrículas estão previstas para logo em seguida do resultado final até antes do início de inscrições em disciplinas, mas caso ainda não tenha colado grau, deverá entregar a documentação que possui no período de matrícula e ficará com matrícula pendente, que só será efetivada no SIGA após sua colação de grau.

Caso sua matrícula for cancelada indevidamente pelo sistema, provavelmente ficou um semestre sem ter inscrição em pelo menos uma disciplina ou as disciplinas em que se inscreveu ficaram com horário sobreposto. Para regularizar sua matrícula deverá solicitar inclusão de disciplina no Histórico Escolar (HE).

Bolsas

As matrículas estão previstas para logo em seguida do resultado final, mas caso ainda não tenha colado grau, ficará com matrícula pendente e esta só será efetivada no SIGA após sua colação de grau.

Esclareço-lhe que o período de matrícula será logo em seguida ao Resultado Final, quando deverá ser feita a entrega da documentação para a matrícula presencialmente (pode ser através de alguém de sua confiança) ou pelos correios (utilizando cópias autenticadas em cartório).

Há esta possibilidade, mas deverá acordar com seu orientador e só poderá cursar as disciplinas obrigatórias quando forem ofertadas novamente, prevista para 2020-1.

em 2019-2 serão ofertadas as disciplinas do 1º período do doutorado, somente em 2020-1 serão ofertadas novamente as disciplinas do 2º período;

no momento não há nada no regulamento (Art. 42) que impossibilite o(a) Discente de realizar a qualificação sem ter finalizado disciplinas obrigatórias. Contudo, a solicitação de qualificação deverá ser aprovada pela CEGNUTES e nunca tivemos um caso faltando as disciplinas obrigatórias de sala de aula do 1º e do 2º períodos do doutorado;

segue anexo o calendário da PR-2.
saber se defendendo antes do dia 15 de fevereiro/18, será realizado o pagamento da bolsa em março, referente ao mês 02/18.
Considerando o Art. 15 do Regulamento do PPGECS vigente para você, que a unidade de contagem de tempo de curso é em meses (mesma unidade de tempo de contagem de bolsa, conforme Art. 16 do Regulamento do PROEX) e do §1º, do Art. 14 do Regulamento do PROEX, esclareço-lhe que seu curso terminaria em fevereiro de 2019 e deverá ser seu último mês na qualidade de bolsista (pagamento de fevereiro no início de março).