Matrícula

Efetivação (Art. 14, Art. 15, Art. 16 e Art. 30 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 15, Art. 16Art. 17 e Art. 36 do Regulamento Anterior do Programa)

Procedimento para entrega de documentação para matrícula no curso:

A documentação necessária para matrícula (listada abaixo) poderá ser entregue presencialmente pelo(a) Discente (ou representante) na Secretaria do PPGECS, apresentando original e cópia impressa, ou via SEDEX, enviando cópias autenticadas em cartório, para o endereço da Secretaria. Caso seja egresso do PPGECS, basta entregar documentação que necessite de atualização.

1 – Ficha de Inscrição na Seleção (somente original);

2 – Identidade;

3 – CPF (caso o número de CPF não conste na identidade);

4 – Cédula de Identidade de Estrangeiros ou folhas de identificação (foto e assinatura) e folha com o carimbo de entrada no país do Passaporte – Exclusivo para Estrangeiros;

5 – Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

6 – Diploma de Graduação (Para o Mestrado, poderá ser apresentado documento equivalente);

7 – Diploma de Mestrado (ou documento equivalente) – Exclusivo para o Doutorado;

8 – Título de Eleitor – Exclusivo para Brasileiros(as);

9 – Certificado de Reservista (ou documento equivalente) – Exclusivo para Homens Brasileiros;

10 – Comprovantes de Proficiência em Idiomas (inglês e, para o doutorado, segundo idioma), com assinatura ou autenticação/validação digital (ou documento equivalente);

11 – Termo de Ciência e Autodeclaração, preenchido, datado e assinado;

12 – Declaração de Anuência do Diretor da Unidade de lotação – Exclusivo para Servidores UFRJ.

Orientações para cadastramento na INTRANET UFRJ:

Este procedimento é somente para quem nunca teve cadastro na INTRANET UFRJ. Para quem já teve, basta utilizar login (CPF) e senha anteriores. Caso não se lembre, deverá utilizar “Esqueci minha senha” (Se seu e-mail cadastrado na INTRANET for antigo e não tem mais acesso, deverá enviar mensagem para o e-mail da Secretaria relatando a situação).

Após a efetivação da matrícula no SIGA feita pela Secretaria, o(a) Discente receberá e-mail informando seu número de registro (DRE) e já poderá realizar seu cadastramento na INTRANET:

1. Acessar o site da INTRANET (http://intranet.ufrj.br/) e seguir as instruções da página, onde deverá clicar no “Para realizar o seu cadastro, clique aqui”. (A INTRANET também pode ser acessada pelo site da UFRJ, www.ufrj.br, no menu do canto esquerdo em “Sistemas”);

2. Após o preenchimento e envio do formulário eletrônico, o sistema encaminhará uma mensagem para o e-mail informado pelo usuário, com um link que deve ser “clicado” para que o acesso seja liberado. Feito isto, serão utilizados: como “Identificação” o CPF (sem pontos ou traços) e como “Senha” aquela escolhida no formulário de cadastramento.

3. Já logados na INTRANET, acessar “SIGA”. Dentro do SIGA, o(a) Discente deverá conferir/completar “Dados Pessoais” o mais prontamente possível.

Obs.: Para ter acesso às declarações em geral e ter emitida a carteira de estudante (providenciadas pela PR-2 e retiradas na Secretaria do PPGECS quando informados por e-mail), os itens dos Dados Pessoais deverão estar preenchidos e a foto (no estilo para documentos oficiais) deverá ser inserida no espaço próprio.

Trancamento (Art. 17 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 18 do Regulamento Anterior do Programa)

Procedimento para solicitar trancamento de matrícula:

O(a) Discente deverá entregar (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) com 5 (cinco) dias úteis antes do prazo, conforme Calendário Acadêmico Anual da UFRJ, formulário de solicitação acompanhado de justificativa e comprovante(s) anexo(s), se for o caso.

O(a) Orientador(a) deverá manifestar ciência formalmente (modelo clique aqui).

A Coordenação avaliará a solicitação.

Após a aprovação pela Coordenação, a Secretaria efetivará no SIGA o trancamento de matrícula do semestre solicitado.

A Rematrícula de matrícula trancada (destrancamento de matrícula) deverá seguir o mesmo procedimento do trancamento, conforme Calendário Acadêmico Anual da UFRJ (não há necessidade de justificativa para destrancamentos).

Obs.: O “Trancamento de Matrícula” é o procedimento para Discentes que não cursarão nenhuma disciplina durante o período de trancamento, diferente de “Trancamento do pedido de inscrição“, que é o procedimento para trancar apenas disciplinas em que está inscrito, mas que cursará outra(s) disciplina(s) no semestre.

Cancelamento

Procedimento para solicitar cancelamento de matrícula (fluxo contínuo):

O(a) Discente deverá entregar (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado de justificativa e comprovante(s) anexo(s), se for o caso. Para segurança da saúde de todos, a entrega deste tipo de solicitação deverá ser feita presencialmente somente quando as atividades da UFRJ voltarem ao normal, após o fim do período de confinamento social devido à pandemia do COVID-19.

O(a) Orientador(a) deverá manifestar ciência formalmente (modelo clique aqui).

Após a anuência do Orientador(a), a Secretaria efetivará no SIGA o cancelamento de matrícula solicitado.

Readmissão de Matrícula Cancelada: conforme Art. 18 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 19 do Regulamento Anterior do Programa

 

Matrícula – PPGECS – procedimento anterior