Qualificação

Apresentação da Qualificação (Art. 39 e Art. 41 do Novo Regulamento do Programa e Art. 40Art. 42 do Regulamento Anterior do Programa)

Solicitação da Composição de Banca Examinadora (Art. 39 e Art. 41 do Novo Regulamento do Programa e Art. 40Art. 42 do Regulamento Anterior do Programa)

Procedimento para Solicitar Aprovação da Composição de Banca Examinadora de sua Qualificação:

O(a) Discente deverá enviar mensagem com 03 (três) dias úteis antes de reunião CEGNUTES (prevista para toda primeira 5ª feira do mês) para o e-mail da Secretaria, com cópia para o e-mail de seu(ua) Orientador(a), colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE COMPOSIÇÃO DE BANCA EXAMINADORA DE QUALIFICAÇÃO”, anexando os seguintes documentos:

1. Modelo de Solicitação de Composição de Banca de Qualificação (preenchido com as informações solicitadas – a data do exame deverá ser agendado pelo menos 05 (cinco) dias úteis após a reunião CEGNUTES);
2. Histórico Escolar (o HE deve ser retirado do SIGA);
3. Arquivo do material de qualificação (formato pdf);
4. No caso de participação remota, o(a) Discente deverá manifestar concordância com a realização do exame através de videoconferência por escrito via e-mail (Resolução CEPG 02-2015, Resolucão CEPG 03-2019, Resolução CEPG 01-2020, Resolução CEPG 02-2020 e Resolução CEPG 09-2020); Por solicitação da Coordenação, o(a) Discente deverá encaminhar junto concordância com a participação do exame através de videoconferência, manifestada por escrito via e-mail, de cada membro da banca que participará remotamente. As sessões de qualificação remotas são organizadas pelo PPGECS.

O(a) Orientador(a) deverá manifestar concordância, através de Ofício via SEI (Protocolos do Sistema de Arquivos – SIARQ da UFRJ).

A solicitação de composição da banca será encaminhada para avaliação da CEGNUTES.

Após aprovação da banca e a Secretaria providenciará a documentação necessária para a o exame de qualificação e enviará cartas convite.

No caso de participação remota de membro da banca, o(a) Docente (interno ou externo) deverá enviar concordância com o resultado registrado na Ata (Resolução CEPG 02-2020).

No caso de participação remota, posteriormente (após o retorno das atividades da UFRJ ao final do período de de confinamento social devido à pandemia do COVID-19), o(a) Discente deverá assinar  a Ata de próprio punho (Resolução CEPG 02-2020 e Resolução CEPG 09-2020).

Procedimentos da Qualificação (Art. 39 e Art. 41 do Novo Regulamento do Programa e Art. 40Art. 42 do Regulamento Anterior do Programa)

Prorrogação de Qualificação (Art. 40 e Art. 42 do Novo Regulamento do Programa e Art. 41Art. 43 do Regulamento Anterior do Programa)

Procedimento para Solicitar Prorrogação de sua Qualificação:

O(a) Discente deverá entregar (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado de texto da qualificação no estado em que se encontra, justificativa e comprovante(s) anexo(s), se for o caso. Como o prazo a ser solicitado deve ser contado em meses, na justificativa deverá ser mencionado o mês que tenha a previsão de qualificar.

O(a) Orientador(a) deverá encaminhar formalmente parecer circunstanciado, através de Ofício via SEI (Protocolos do Sistema de Arquivos – SIARQ da UFRJ).

A Coordenação avaliará a solicitação e encaminhará para reunião CEGNUTES.

Após deliberação em reunião CEGNUTES, a Secretaria informará o resultado da solicitação.

 

Procedimentos Após a Qualificação (Art. 39 e Art. 41 do Novo Regulamento do Programa e Art. 40Art. 42 do Regulamento Anterior do Programa)

Qualificação – PPGECS – procedimento anterior