Relatórios de disciplinas (MsC)

Atividade de Pesquisa I e II

Roteiro para Relatório de atividades do(a) Discente:

Com base no programa definido com o(a) orientador(a) no início do semestre, utilize o roteiro abaixo para descrever as atividades realizadas na disciplina Atividade de Pesquisa. Para cada um dos itens abaixo descreva as atividades realizadas ou justifique a ausência de informação. Não apague ou mude a ordem dos itens. O relatório deve ser entregue diretamente ao(à) Orientador(a) até o final do semestre, de acordo com calendário acadêmico, que após analisa-lo, registrará o conceito no SIGA.

Disciplina: Atividade de Pesquisa (   ) I    (   ) II

1. Descrição das atividades realizadas – Listar as atividades realizadas no âmbito da disciplina, especificando natureza, tempo dedicado, relacionando materiais consultados e avaliando a contribuição destas atividades para o desenvolvimento do seu projeto de dissertação (listar, por exemplo: leituras realizadas, participação em eventos científicos, elaboração de textos, pesquisas bibliográficas, reuniões e encontros coletivos para discussão, etc.)

2. Participação nos projetos de pesquisa do laboratório – Detalhar e comentar sua participação nos projetos e grupos de pesquisa do laboratório, avaliando a contribuição desta na sua formação e integração acadêmica (identificar projetos nos quais participou, especificar dinâmica de trabalho e atividades desenvolvidas, dando ênfase às relações percebidas entre as temáticas dos outros projetos de pesquisa do laboratório e do seu anteprojeto).

3. Participação nos seminários e eventos do NUTES – Listar seminários, palestras e defesas de tese/dissertação frequentadas no NUTES. Avaliar especificamente sua presença e participação nas discussões.

4. Anexos – Incluir materiais relevantes (textos produzidos, trabalhos submetidos e/ou aceitos em eventos científicos, etc.).

Obs.: O(A) Discente deverá apresentar o relatório para seu(ua) Orientador(a), que após analisa-lo, deverá registrar o conceito do(a) Discente no SIGA e encaminhar seu parecer para o email da Secretaria, onde ficará arquivado.

Seminário de Dissertação

O relatório desta disciplina é o projeto de pesquisa de dissertação, que o(a) Discente deverá encaminhar seu projeto para o Segundo Leitor, a ser escolhido em conjunto com seu(ua) Orientador(a). O projeto deverá ser encaminhado com cópia para o e-mail da Secretaria (para arquivo).

O(A) Orientador(a) deverá encaminhar para o Segundo Leitor a carta convite.

Após o recebimento do parecer do Segundo Leitor, o(a) Orientador(a) deverá registrar o conceito do(a) Discente no SIGA e encaminhar seu parecer e o parecer do Segundo Leitor para o email da Secretaria, onde ficarão arquivados.

Modelos para apresentação de seminário de projetos (optar por um dos dois modelos):

Modelo para Apresentação de Projetos

Modelo de Seminário PPGECS

Pesquisa de Dissertação

Roteiro para Relatório de atividades do(a) Discente:
Com base no programa definido com o(a) orientador(a) no início do semestre, utilize o roteiro abaixo para descrever as atividades realizadas na disciplina Pesquisa de Dissertação. Para cada um dos itens abaixo descreva as atividades realizadas ou justifique a ausência de informação. Não apague ou mude a ordem dos itens. O relatório deve ser entregue diretamente ao(à) Orientador(a) até o final do semestre, de acordo com calendário acadêmico, que após analisa-lo, registrará o conceito no SIGA.

1. Participação nos projetos de pesquisa do laboratório: informar nome do projeto, nome do coordenador, forma de participação, duração, relação com o trabalho de dissertação.
2. Apresentação de seminário sobre a dissertação para o grupo de pesquisa do laboratório: informar título e data do seminário.
3. Participação nos Seminários de Integração Acadêmica: informar título e data dos seminários frequentados.
4. Participação em eventos externos: informar nome, local e período do evento, bem como natureza da participação (ouvinte/apresentador de trabalho).
5. Submissão de trabalhos completos a eventos da área 46 da CAPES (Ensino): informar título do trabalho, co-autores, nome do evento, classificação no Qualis da área 46, data da submissão.
6. Apresentação de trabalhos completos a eventos da área 46 da CAPES (Ensino): informar título do trabalho, co-autores, nome do evento, classificação no Qualis da área 46, período de realização do evento, formato de apresentação.
7. Redação de artigos/trabalhos completos em eventos: informar título (provisório) e relação com o trabalho da dissertação.
8. Submissão de artigos a periódicos da área 46 da CAPES (Ensino): informar título do trabalho, co-autores, título e ISSN do periódico, classificação no Qualis da área 46, data da submissão.
9. Aceite de artigos em periódicos da área 46 da CAPES (Ensino): informar título do trabalho, co-autores, nome e ISSN do periódico, data do aceite definitivo, data provável de publicação.
10. Publicação de artigos em periódicos da área 46 da CAPES (Ensino): informar dados completos da publicação no formato ABNT.
11. Orientação de alunos de Iniciação Científica no NUTES: informar nome do aluno, agência financiadora da bolsa do aluno (se for o caso), projeto de pesquisa, natureza da orientação.
12. Participação na organização de eventos do NUTES: informar nome do evento, nome coordenador do evento e natureza da participação.
13. Desenvolvimento/realização do exame de qualificação (descrever etapa do desenvolvimento do relatório de qualificação, data prevista ou de realização do exame).
14. Outras atividades relevantes (ex. cursos ministrados e outras atividades de extensão que forem vinculados ao NUTES, co-orientação de monografias de graduação e/ou especialização, etc.).

Obs.: O(A) Discente deverá apresentar o relatório para seu(ua) Orientador(a), que após analisa-lo, deverá registrar o conceito do(a) Discente no SIGA e encaminhar seu parecer para o email da Secretaria, onde ficará arquivado.