EGRESSOS

A expertise do egresso do PPGECS direciona-se para o desempenho de atividades de pesquisa, com capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares e multiprofissionais em espaços educativos formais e não formais.
Visando à inserção social mais rica dos nossos egressos, valorizamos o desenvolvimento de visões críticas e criativas sobre o campo da Educação em Ciências e Saúde e de suas relações com a sociedade brasileira. Esta orientação permite aos egressos ocupação futura em postos de trabalho nos quais novos rumos, embasados em conhecimentos ampliados e visões consistentes das problemáticas do campo da Educação em Ciências e Saúde, sejam implementados de forma criativa. Os egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGECS têm sido aprovados em concursos públicos recentes para diversas universidades e instituições de ensino e pesquisa. Esses resultados têm permitido nuclear novos grupos de pesquisa e de formação em instituições educacionais e de saúde emergentes ou localizadas em regiões menos assistidas do país.

DOUTORADO

O Doutor formado pelo Programa deve ser capaz de desenvolver pesquisas científicas originais e relevantes para o campo da Educação em Ciências e Saúde, atuar na docência em níveis de graduação e pós-graduação, contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área e para a formação de recursos humanos.
Os egressos do PPGECS têm se destacado na participação, colaboração e liderança na nucleação de novos programas de pós-graduação em regiões menos assistidas do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, assim como no fortalecimento de linhas de pesquisa em programas já existentes e em consolidação. Destacam-se, por exemplo, as atuações de nossos egressos no Programa de Pós-graduação em educação da UNIRIO, no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Mestrado Profissional em Gestão de Instituições Educacionais, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (MG), no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (RJ), no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (MG), no Programa de Pós-graduação de Design, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, do CEFET-RJ, e no próprio programa do NUTES (UFRJ), tanto em nossa sede como também no processo de interiorização com o oferecimento de turmas no interior do Estado, no campus de Macaé.
Os egressos do Programa também têm se inserido no mercado de trabalho, no ensino superior e na pesquisa, por meio principalmente da aprovação em concursos públicos. Assim, destacam-se as aprovações obtidas em universidades e instituições de ensino e pesquisa tais como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidades Federal do Rio de Janeiro (campus Macaé), Federal Fluminense (campus Angra dos Reis), Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), FIOCRUZ, entre outras, e o fortalecimento de suas atuações profissionais por meio da formação obtida no Programa em instituições tais como: Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (implantação, monitoramento e avaliação dos programas da TV INES), Prefeitura do Rio de Janeiro (MULTIRIO), Universidade Castelo Branco, Universidade Candido Mendes, Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre outras.

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MESTRADO

O Mestre formado pelo Programa, como profissional especializado que obteve uma experiência sólida de pesquisa e aprofundou seus estudos no campo da Educação em Ciências e Saúde, deve estar capacitado para uma avaliação crítica de sua atuação profissional na docência em ensino, na educação básica e superior, e no desenvolvimento de projetos de pesquisa relevantes em Educação em Ciências e Saúde.
Os egressos do Mestrado do PPGECS têm se destacado na participação e colaboração em programas de pós-graduação em nível de especialização Lato-Sensu em algumas instituições privadas e públicas. Universidade do Grande Rio, Universidade Veiga de Almeida e alguns cursos de especialização em Institutos Federais são exemplos de inserção dos Mestres egressos em cursos de pós-graduação. Os egressos do Programa também têm se inserido no mercado de trabalho, no ensino superior e na pesquisa, por meio principalmente da aprovação em concursos públicos. Assim, destacam-se as aprovações obtidas em universidades e instituições de ensino e pesquisa tais como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), FIOCRUZ, Instituto Federal Fluminense, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro entre outras.
É importante destacar ainda a frequente continuação da colaboração de diversos egressos com o Programa, por meio da participação em projetos, grupos de pesquisa, elaboração conjunta de trabalhos acadêmicos e organização de eventos. Outras atuações profissionais relevantes destacam-se pela atuação dos egressos como ativistas ou voluntários em Movimentos Sociais, Organizações Não Governamentais, entre outras entidades tais como, o movimento ambientalista internacional Friends of Future e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas. O acompanhamento de nossos egressos de mestrado vem sendo realizado por meio da verificação dos currículos Lattes e nos registros e interlocuções obtidos junto aos grupos de pesquisa que se relacionam ao programa. No caso dos mestres egressos, são observadas atuações profissionais em: em programas de pós-graduação, movimentos sociais e ONGs de demais entidades. Do quantitativo total de mestres titulados pelo PPGECS, 19,3% já estão atuando em programas de pós-graduação Lato-Sensu, 87% atuam como educadores em Instituições de Ensino Superior Federais, Estaduais e Municipais, abrangendo a educação básica, o ensino técnico o ensino superior de graduação, especialização e pós-graduação. Além disso, 6,5 % atuam em instituição privadas.

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Atividades com egressos realizadas/apoiadas pelo PPGECS

Título: Como enfrentar uma pandemia no Sul global? Estratégias, impactos e esperanças
Data: 29/04/2020
Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoNUTES-UFRJ
Debatedores: Angélica Mejía (egressa do PPGECS – Colômbia), Lilia Villegas (egressa do PPGECS – Peru), Juan Bacigalupo (egresso do PPGECS – Chile), Tamiris Rizzo (discente do PPGECS – Brasil), Valentina Carranza (discente do PPGECS – Argentina) e Yansy Delgado (egressa do PPGECS – Peru) e Celso Sanches (professor da UniRio e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur – GEASUR/UniRio).
Perfil do público: profissionais da Educação Básica e Superior, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação

Título: Seminário Desigualdades na Educação – Sessão Diálogos: “O diálogo cria base para a colaboração”, Paulo Freire.
Data: 03/12/2020
Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoNUTES-UFRJ
Debatedores: Walter Kohan (UERJ); Francine Pinhão (egressa do PPGECS – Faculdade de Formação de Professores UERJ – FFP); Paula Ramos (docente e egressa do PPGECS).
Perfil do público: profissionais da Educação Básica e Superior, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação.

Título: Seminário Desigualdades na Educação – Sessão Diálogos: “O diálogo cria base para a colaboração”, Paulo Freire.
Data: 03/12/2020
Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoNUTES-UFRJ
Debatedores: Célia Lisboa (egressa do PPGECS – pesquisadora do CulinAfro (UFRJ-MACAÉ); Rute Costa (egressa do PPGECS – professora da UFRJ-Macaé).
Perfil do público: profissionais da Educação Básica e Superior, profissionais de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação

Título: Hortas pedagógicas: princípios da agroecologia na escola (Realização: GEPES -Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade – Colégio Pedro II, com o apoio do PPGECS)
Data: 27/08/2020
Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoNUTES-UFRJ
Palestrante: Elizabete Cristina Ribeiro Silva Jardim (egressa do PPGECS, professora da SME-RJ e Conselheira no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade do Rio de Janeiro)
Mediador: Edgar Miranda da Silva (egresso do PPGECS e professor do Colégio Pedro II e líder do GEPES).
Perfil do público: professores da Educação Básica.

Título: Literatura infantil e CTS/A: do faz de conta ao que acontece (Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade – Colégio Pedro II, com o apoio do PPGECS).
Data: 17/09/2020
Local: https://www.youtube.com/c/InstitutoNUTES-UFRJ
Palestrante: Denise Ana Oliveira (discente do PPGECS, Diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias/RJ)
Mediador: Edgar Miranda da Silva (egresso do PPGECS e professor do Colégio Pedro II e líder do GEPES).
Perfil do público: professores da Educação Básica.

Título: Políticas públicas e educação em saúde: perspectivas
Data: 28/03/2019
Local: Sala 11 (Bloco A/CCS)
Debatedores: Anna Teresa Moura (Secretaria Estadual de Saúde Do RJ), Rita Vilanova (egressa e docente do PPGECS) e Edgar Miranda (egresso do PPGECS e docente do Colégio Pedro II).
Perfil do público: pós-graduandos da Faculdade de Medicina (ME e DO)

Título: Barragens epistemológicas, territoriais e educacionais: limites do conhecimento na intervenção de realidades
Data: 17/04/2019
Local: Sala 11 (Bloco A/CCS)
Debatedores: Mariano de Andrade, pesquisador do Centro de Estudo e Pesquisa em Emergência e Desastres em Saúde (Cepedes/FIOCRUZ RJ), Caroline Rodrigues (educadora popular da ONG Fase), Laísa Freire (egressa do PPGECS, professora do Instituto de Biologia e do PPGECS)
Mediadora: Tainá Figueroa (egressa do mestrado e discente do doutorado do PPGECS)
Perfil do público: estudantes do Nutes e de outras unidades do CCS, estudantes do Ensino Fundamental II.
Perfil do Público: estudantes de pós-graduação, professores da Educação Básica, profissionais de saúde.

Título: A Universidade Pública vive: atuação transformadora em tempos pandêmicos (CURSO)
Data: 17/06/2020 a 23/06/2020
Coordenador: Bruno Andrade Pinto Monteiro (docente do PPGECS)
Carga Horária: 20h
Horário: 15:00h – 17:00h
Local: curso remoto

– Tópico 2: 18/06: Os desafios da vida discente em tempos pandêmicos.
Tema: os desafios da vida discente em tempos pandêmicos
Prelecionista 1: Yansy Aurora Delgado Orrillo (egressa do PPGECS).
Prelecionista 2: Gabriel Lessa Anthero (Graduando em Biologia, UFRJ/Macaé)
Prelecionista 3: Rafaela Corrêa da Silva Henrique (Graduanda em Química UFRJ/Macaé)
Mediador: Prof. Dr. Nilcimar Souza (docente do PPGECS)
Público:

– Tópico 3: 18/06: Infodemia dos dados pandêmicos: desafios para a saúde e a educação e Direitos humanos, políticas de proteção social e segurança alimentar.
Tema: Infodemia dos dados pandêmicos: desafios para a saúde e para a educação
Prelecionista 1: Prof. Dr. Alexandre Brasil (docente do PPGECS):
Prelecionista 2: Profa. Dra. Vanessa Shottz (Nutrição/ UFRJ): Direitos humanos, políticas de proteção social e segurança alimentar.
Mediação: Profa. Dra. Rute Costa (egressa do PPGECS)
Perfil do público: estudantes de pós-graduação, profissionais de saúde e professores da Educação Básica.

– Tópico 6: 23/06: Pedagogias e estratégias possíveis para tempos pós-pandêmicos.
Tema: Pedagogias e estratégias possíveis para tempos pós-pandêmicos
Prelecionista 1: Prof. Mariana Petri da Silva (IFES, doutoranda NUTES/DINTER).
Prelecionista 2: Prof. Samuel Penteado Urban (UERN, doutorando DICITE/ UFSC).
Prelecionista 3: Vladimir Oliveira (Coordenador pedagógico e articulador territorial da Casa Semente).
Mediador: Prof. Dr. Celso Sánchez.

Título: O lugar da ética no fazer das ciências e da saúde: uma conversa sobre transgênicos e tecnociência
Data: 22/05/2019
Local: Sala 11 (Bloco A/CCS).
Convidado: Hugh Lacey, professor Emérito de Filosofia e Pesquisador Sênior na Swarthmore College (Pennsylvania, EUA).
Mediadora: Juliana Dias (egressa do PPGECS e docente colaboradora credenciada no Programa).
Perfil do público: estudantes de pós-graduação, profissionais de saúde e de educação.

Título: Educação das relações étnico-raciais – perspectivas socioculturais dos conhecimentos do Sul.
Data: 11/11/2019
Local: NUPEM/UFRJ-Macaé
Debatedores: Célia Lisboa (egressa do PPGECS – pesquisadora do CulinAfro (UFRJ-MACAÉ), Jorge Luís Rodrigues dos Santos (NEABI-Macaé/SEEDUC-RJ), André Luís Sant’Ana (UNESA/UERJ)
Perfil do Público: estudantes de pós-graduação, profissionais de saúde e professores da Educação Básica.

Título: Dimensões formativas e políticas na pesquisa em Educação em Ciências e Saúde.
Data: 11/10/2018
Local: NUPEM/UFRJ-Macaé
Debatedores: Emerson Elias Merhy (UFRJ-Macaé), Roberta Pereira Coutinho (UFRJ-Macaé), Teo Bueno de Abreu (egresso do PPGECS, docente do NUPEM/UFRJ-Macaé)
Perfil do Público: estudantes de pós-graduação e professores da Educação Básica.

Título: Trajetórias de uma pesquisa no quilombo: problematizações sobre um cenário de desigualdades. X Jornada NUTES – Dimensões formativas e políticas na pesquisa em educação em ciências e saúde.
Data: 11/10/2018
Local: NUPEM/UFRJ-Macaé
Palestrante: Rute Costa (egressa do PPGECS – professora da UFRJ-Macaé).
Perfil do Público: estudantes de pós-graduação e professores da Educação Básica.

Título: Corpo – território da educação e da saúde (debate com Intervenção artística da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ)
Data: 14/12/2018
Local: Sala 11 (Bloco A/CCS)
Debatedores: Helena Altman (Unicamp) e André Meyer (UFRJ)
Mediação: Marcell Rezende Silva (egresso do PPGECS)
Perfil do público: estudantes do Nutes, estudantes de terapia ocupacional, dança e educação física.

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