Defesa

Apresentação (Art. 46 e Art. 47 do Novo Regulamento do Programa e Art. 44 e Art. 45 do Regulamento Anterior do Programa)

Norma Específica com requisitos para solicitação de defesa para mestrado e doutorado do PPGECS

Solicitação da Composição de Banca Examinadora (Art. 43, Art. 44 e Art. 45 do Novo Regulamento do Programa e Art. 46, Art. 47 e Art. 48 do Regulamento Anterior do Programa)

Prazos referentes à Defesa:

04 (quatro) dias úteis antes de reunião CEGNUTES (prevista para toda primeira 5ª feira do mês): Prazo para encaminhar solicitação acompanhada da documentação listada abaixo no procedimento para aprovação de banca.

10 (dez) dias úteis após a reunião CEGNUTES: Agendamento da defesa só poderá ser feito após 10 dias úteis da data da reunião CEGNUTES (respeitando o prazo do Regulamento) e deverá ser informado no formulário de solicitação.

Procedimento para Solicitar Aprovação da Composição de Banca Examinadora de sua Defesa:

O(a) Discente deverá enviar para o e-mail da Secretaria, com cópia para o e-mail de seu(ua) Orientador(a), colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE COMPOSIÇÃO DE BANCA EXAMINADORA DE DEFESA”, mensagem anexando os seguintes documentos:

1. Modelo de Solicitação de Composição de Banca de Defesa – verificar prazos acima (formato “Word” ou similar);
2. Documentos escaneados e salvos no formato pdf (novas exigências para tramitação de processo via SEI):

  • CPF frente e verso(ou Comprovante de Inscrição no CPF),
  • Carteira de Identidade Civil frente e verso que contenha sua naturalidade (CNH não tem naturalidade),
  • Certificado de Reservista frente e verso (exclusivo para homens brasileiros),
  • Título de Eleitor frente e verso (exclusivo para brasileiros),
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento,
  • Diploma de Graduação frente e verso
  • Diploma de Mestrado frente e verso (exclusivo para Doutorando)

3. Histórico Escolar (o HE deve ser retirado do SIGA);
4. “Nada Consta” a ser obtido junto à Biblioteca de Recursos Instrucionais – BRI/NUTES (escanear no formato pdf). Este documento deverá solicitado por e-mail (ntsbib@acd.ufrj.br), informando nome completo, DRE e CPF;
5. Arquivo da dissertação/tese (formato pdf);
6. Comprovante(s) de produção bibliográfica conforme Norma Específica com requisitos para solicitação de defesa para mestrado e doutorado do PPGECS;
7. No caso de participação remota, o(a) Discente deverá manifestar concordância com a realização da defesa através de videoconferência por escrito via e-mail; Por solicitação da Coordenação, o(a) Discente deverá encaminhar junto concordância com a participação do exame através de videoconferência, manifestada por escrito via e-mail, de cada membro da banca que participará remotamente; A participação remota por videoconferência deverá ser autorizada em reunião CEGNUTES (respeitando Resolução CEPG 02-2015 – Defesa RemotaResolução CEPG 03-2019 – Assinatura; Resolução CEPG 01-2020 – Período de Pandemia; Resolução CEPG 02-2020 – Parecer Escrito de Membro de Banca; Resolução CEPG 09-2020 – Assinatura de Discente na ata) e a defesa só poderá ocorrer após aprovação pelo CPGPAS via SEI (em torno de 10 dias úteis depois da reunião CEGNUTES. As sessões de defesas remotas serão públicas e são organizadas pelo PPGECS.

O(a) Orientador(a) deverá manifestar concordância, através de Ofício via SEI (Protocolos do Sistema de Arquivos – SIARQ da UFRJ). No caso de financiamento de passagem e/ou diária, o(a) orientador(a) deverá enviar para o e-mail da Secretaria o formulário próprio devidamente preenchido (no formato word).

A solicitação de composição da banca será encaminhada para avaliação da CEGNUTES.

Após aprovação da banca, a Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI, para aprovação do CPGPAS e enviará cartas convite, bem como providenciará a documentação necessária para a defesa e, no caso de passagem e/ou diária, encaminhará para o setor competente a solicitação.

No caso de participação remota de membro da banca, o(a) Docente (interno ou externo) deverá enviar concordância com o resultado registrado na Ata (Resolução CEPG 02-2020).

No caso de participação remota, posteriormente (após o retorno das atividades da UFRJ ao final do período de de confinamento social devido à pandemia do COVID-19), o(a) Discente deverá assinar  a Ata de próprio punho (Resolução CEPG 02-2020 e Resolução CEPG 09-2020).

Procedimentos da Defesa (Art. 48Art. 49 e Art. 51 do Novo Regulamento do Programa e Art. 49, Art. 50 e Art. 52 do Regulamento Anterior do Programa)

Prorrogação (Art. 19 e Art. 20 do Novo Regulamento do Programa e Art. 20 e Art. 21 do Regulamento do Programa)

Resolução CEPG 03-2020 – Interrupção da contagem do prazo para defesa de Dissertação e Tese durante a pandemia de COVID-19

Procedimento para solicitar prorrogação de sua defesa:

O(a) Discente deverá entregar (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado de texto da dissertação/tese no estado em que se encontra, justificativa e comprovante(s) anexo(s), se for o caso. Como o prazo a ser solicitado deve ser contado em meses, na justificativa deverá ser mencionado o mês que tenha a previsão de defender.

O(a) Orientador(a) deverá encaminhar formalmente parecer circunstanciado, através de Ofício via SEI (Protocolos do Sistema de Arquivos – SIARQ da UFRJ).

Será indicado(a) um(a) Relator(a), que emitirá parecer para auxiliar a deliberação do Colegiado em reunião CEGNUTES.

Após deliberação em reunião CEGNUTES, a Secretaria informará o resultado da solicitação.

Procedimentos Após a Defesa (Art. 46, Art. 47 e Art. 50 do Novo Regulamento do Programa e Art. 51, Art. 53 e Art. 54 do Regulamento do Programa)

Orientações para Solicitar a Finalização da Defesa e Emissão do Diploma:

O(A) Discente deverá utilizar o Manual de Teses e Dissertacoes como documento a ser utilizado para a formatação do trabalho final (Solicitamos que seja impressa lombada nos exemplares capa dura conforme modelo, apesar deste item constar como opcional no manual; recomenda-se impressão frente e verso dos elementos textuais e pós-textuais para trabalhos com mais de 150 folhas);

A Folha de Aprovação com as assinaturas (assinada no dia da defesa, salvo alteração no título, defesa remota ou excepcionalidades) só deve constar no exemplar impresso, no arquivo pdf não constarão assinaturas;

Após a finalização do trabalho, segundo o manual SiBI e em concordância de seu(ua) Orientador(a), o(a) Discente deverá encaminhar para Sra. Priscila Cruz, bibliotecária do NUTES (ntsbib@acd.ufrj.br), sua dissertação/tese (versão final completa) para a elaboração da ficha catalográfica a ser inserida na dissertação/tese (a ficha catalográfica deve, ser elaborada por um bibliotecário, que deverá estar identificado através de nome e CRB, ou gerada pelo próprio discente no Sistema para Geração Automática de Ficha CatalográficaTutorial explicativo)

Após a elaboração da ficha catalográfica e posterior confecção da capa dura a dissertação/tese impressa e digital deverá ser conferida por seu(ua) Orientador(a), que aprovará, através do Formulario para Aprovação da Tese ou Dissertação.

Procedimento para Solicitar a Finalização da Defesa e Emissão do Diploma:

O(a) Discente tem o prazo de até 60 dias*, a contar de sua defesa, para entregar na Secretaria do Programa (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado da documentação abaixo:

  • Um exemplar impresso* encadernado em capa dura preta com letras douradas;
  • Uma mídia digital* (CD, DVD ou Pen Drive com o arquivo de sua dissertação/tese no formato “pdf”. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma: “dissertação-NOME COMPLETO DO AUTOR” ou “tese-NOME COMPLETO DO AUTOR”. A capa e etiqueta, no caso de CD ou DVD, deverão seguir as instruções do documento Estojo de Protecao e Capa para CD ou DVD);
  • Uma via do Formulario SiBI de autorização de divulgação devidamente preenchido* (a ser datado somente no ato da entrega);
  • Uma via do formulário de conferência/aprovação do orientador, preenchido e assinado pelo(a) Docente.

Após a entrega de toda a documentação*, inclusive a impressa, a Secretaria providenciará a continuidade do processo de homologação de banca, com a homologação da defesa e solicitação de emissão do diploma.

* Para segurança da saúde de todos, a entrega do exemplar impresso, da mídia digital com o arquivo em pdf e do formulário SiBI deverá ser feita presencialmente somente quando as atividades da UFRJ voltarem ao normal, após o fim do período de confinamento social devido à pandemia do COVID-19. Enquanto isso, o(a) discente poderá enviar para o e-mail da Secretaria o arquivo da dissertação/tese finalizado e o formulário de conferência/aprovação para solicitar declaração de conclusão. A divulgação da dissertação/tese nos repositórios, incluindo a Base Minerva, só poderá ser feita neste momento com o envio de autorização.  GUIA BIOSSEGURANÇA UFRJ

Defesa – PPGECS – procedimento anterior