Defesa

Apresentação (Art. 46 e Art. 47 do Novo Regulamento do Programa e Art. 44 e Art. 45 do Regulamento Anterior do Programa)

Solicitação da Composição de Banca Examinadora (Art. 43, Art. 44 e Art. 45 do Novo Regulamento do Programa e Art. 46, Art. 47 e Art. 48 do Regulamento Anterior do Programa)

Prazos referentes à Defesa:

03 (três) dias úteis antes de reunião CEGNUTES (prevista para toda primeira 5ª feira do mês): Prazo para encaminhar solicitação acompanhada da documentação listada abaixo no procedimento para aprovação de banca.

10 (dez) dias úteis após a reunião CEGNUTES: Agendamento da defesa só poderá ser feito após 10 dias úteis da data da reunião CEGNUTES (respeitando o prazo do Regulamento) e deverá ser informado no formulário de solicitação.

Procedimento para Solicitar Aprovação da Composição de Banca Examinadora de sua Defesa:

O(a) Discente deverá enviar para o e-mail da Secretaria, com cópia para o e-mail de seu(ua) Orientador(a), colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE COMPOSIÇÃO DE BANCA EXAMINADORA DE DEFESA”, mensagem anexando os seguintes documentos:

1. Modelo de Solicitação de Composição de Banca de Defesa – verificar prazos acima (formato “Word” ou similar);
2. Documentos escaneados e salvos no formato pdf (novas exigências para tramitação de processo via SEI):

  • CPF (ou Comprovante de Inscrição no CPF),
  • Carteira de Identidade Civil que contenha sua naturalidade (CNH não tem naturalidade),
  • Certificado de Reservista (exclusivo para homens brasileiros),
  • Título de Eleitor (exclusivo para brasileiros),
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento,
  • Diploma de Graduação
  • Diploma de Mestrado (exclusivo para Doutorando)

3. Histórico Escolar (o HE deve ser retirado do SIGA);
4. “Nada Consta” a ser obtido junto à Biblioteca de Recursos Instrucionais – BRI/NUTES (escanear no formato pdf). Este documento deverá solicitado por e-mail (ntsbib@acd.ufrj.br), informando nome completo, DRE e CPF;
5. Arquivo da dissertação/tese (formato pdf);
6. Comprovante(s) de produção bibliográfica conforme Norma Específica com requisitos para solicitação de defesa para mestrado e doutorado do PPGECS;
7. No caso de participação remota, o(a) Discente deverá manifestar concordância com a realização da defesa através de videoconferência por escrito via e-mail; Por solicitação da Coordenação, o(a) Discente deverá encaminhar junto concordância com a participação do exame através de videoconferência, manifestada por escrito via e-mail, de cada membro da banca que participará remotamente; A participação remota por videoconferência deverá ser autorizada em reunião CEGNUTES (respeitando Resolução CEPG 02-2015 – Defesa RemotaResolução CEPG 03-2019 – Assinatura; Resolução CEPG 01-2020 – Período de Pandemia; Resolução CEPG 02-2020 – Parecer Escrito de Membro de Banca; Resolução CEPG 09-2020 – Assinatura de Discente na ata) e a defesa só poderá ocorrer após aprovação pelo CPGPAS via SEI (em torno de 10 dias úteis depois da reunião CEGNUTES. As sessões de defesas remotas serão públicas e são organizadas pelo PPGECS.

O(a) Orientador(a) deverá manifestar concordância, respondendo a mensagem do(a) Discente para Secretaria (utilizar responder a todos). No caso de financiamento de passagem e/ou diária, o(a) orientador(a) deverá anexar nesta mensagem também o formulário próprio devidamente preenchido (no formato word).

A solicitação de composição da banca será encaminhada para avaliação da CEGNUTES.

Após aprovação da banca, a Secretaria providenciará abertura de processo administrativo UFRJ, via SEI, para aprovação do CPGPAS e enviará cartas convite, bem como providenciará a documentação necessária para a defesa e, no caso de passagem e/ou diária, encaminhará para o setor competente a solicitação.

No caso de participação remota de membro da banca, o(a) Docente (interno ou externo) deverá enviar concordância com o resultado registrado na Ata (Resolução CEPG 02-2020).

No caso de participação remota, posteriormente (após o retorno das atividades da UFRJ ao final do período de de confinamento social devido à pandemia do COVID-19), o(a) Discente deverá assinar  a Ata de próprio punho (Resolução CEPG 02-2020 e Resolução CEPG 09-2020).

Procedimentos da Defesa (Art. 48Art. 49 e Art. 51 do Novo Regulamento do Programa e Art. 49, Art. 50 e Art. 52 do Regulamento Anterior do Programa)

Prorrogação (Art. 19 e Art. 20 do Novo Regulamento do Programa e Art. 20 e Art. 21 do Regulamento do Programa)

Resolução CEPG 03-2020 – Interrupção da contagem do prazo para defesa de Dissertação e Tese durante a pandemia de COVID-19

Procedimento para solicitar prorrogação de sua defesa:

O(a) Discente deverá entregar (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado de justificativa e comprovante(s) anexo(s), se for o caso. Como o prazo a ser solicitado deve ser contado em meses, na justificativa deverá ser mencionado o mês que tenha a previsão de defender.

O(a) Orientador(a) deverá encaminhar formalmente parecer circunstanciado.

Será indicado(a) um(a) Relator(a), que emitirá parecer para auxiliar a deliberação do Colegiado em reunião CEGNUTES.

Após deliberação em reunião CEGNUTES, a Secretaria informará o resultado da solicitação.

Procedimentos Após a Defesa (Art. 46, Art. 47 e Art. 50 do Novo Regulamento do Programa e Art. 51, Art. 53 e Art. 54 do Regulamento do Programa)

Orientações para Solicitar a Finalização da Defesa e Emissão do Diploma:

O(A) Discente deverá utilizar o Manual de Teses e Dissertacoes como documento a ser utilizado para a formatação do trabalho final (Solicitamos que seja impressa lombada nos exemplares capa dura conforme modelo, apesar deste item constar como opcional no manual; recomenda-se impressão frente e verso dos elementos textuais e pós-textuais para trabalhos com mais de 150 folhas);

A Folha de Aprovação a ser inserida no arquivo da dissertação/tese será encaminhada por e-mail pela Secretaria. A folha com as assinaturas (assinada no dia da defesa, salvo alteração no título ou excepcionalidades) só deve constar no exemplar impresso (no arquivo pdf não constarão assinaturas). A segunda folha com assinaturas é para o(a) Discente, se desejar, fazer uma capa dura para si;

Após a finalização do trabalho, segundo o manual SiBI e em concordância de seu(ua) Orientador(a), o(a) Discente deverá encaminhar para Sra. Priscila Cruz, bibliotecária do NUTES (ntsbib@acd.ufrj.br), sua dissertação/tese (versão final completa) para a elaboração da ficha catalográfica a ser inserida na dissertação/tese (a ficha catalográfica deve, ser elaborada por um bibliotecário, que deverá estar identificado através de nome e CRB, ou gerada pelo próprio discente no Sistema para Geração Automática de Ficha CatalográficaTutorial explicativo)

Após a elaboração da ficha catalográfica e posterior confecção da capa dura a dissertação/tese impressa e digital deverá ser conferida por seu(ua) Orientador(a), que aprovará, através do Formulario para Aprovação da Tese ou Dissertação.

Procedimento para Solicitar a Finalização da Defesa e Emissão do Diploma:

O(a) Discente tem o prazo de até 60 dias*, a contar de sua defesa, para entregar na Secretaria do Programa (desde que a documentação esteja assinada pelo(a) discente, qualquer pessoa sem vínculo com a Coordenação ou Secretaria de PG poderá entregar) formulário de solicitação acompanhado da documentação abaixo:

  • Um exemplar impresso* encadernado em capa dura preta com letras douradas;
  • Uma mídia digital* (CD, DVD ou Pen Drive com o arquivo de sua dissertação/tese no formato “pdf”. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma: “dissertação-NOME COMPLETO DO AUTOR” ou “tese-NOME COMPLETO DO AUTOR”. A capa e etiqueta, no caso de CD ou DVD, deverão seguir as instruções do documento Estojo de Protecao e Capa para CD ou DVD);
  • Uma via do Formulario SiBI devidamente preenchido* (a ser datado somente no ato da entrega);
  • Uma via do formulário de conferência/aprovação do orientador, preenchido e assinado pelo(a) Docente.

Após a entrega de toda a documentação*, inclusive a impressa, a Secretaria providenciará a continuidade do processo de homologação de banca, com a homologação da defesa e solicitação de emissão do diploma.

* Para segurança da saúde de todos, a entrega do exemplar impresso, da mídia digital com o arquivo em pdf e do formulário SiBI deverá ser feita presencialmente somente quando as atividades da UFRJ voltarem ao normal, após o fim do período de confinamento social devido à pandemia do COVID-19. Enquanto isso, o(a) discente poderá enviar para o e-mail da Secretaria o arquivo da dissertação/tese finalizado e o formulário de conferência/aprovação para solicitar declaração de conclusão.

Defesa – PPGECS – procedimento anterior