Inscrição em disciplinas

Efetivação (Art. 24, Art. 29 e Art. 30 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 22Art. 35 e Art. 36 do Regulamento Anterior do Programa)

Orientações para inscrição em disciplinas (inclusão de disciplinas):

As inscrições podem ser feitas em dois momentos do Calendário Acadêmico Anual da UFRJ, “Pedido de inscrição em disciplinas” e “Pedido de alteração de inscrição em disciplinas”. Ambos são realizados on line, via SIGA, conforme os prazos do calendário, e deverão ter a concordância de seu orientador.

Já logados na INTRANET, o(a) Discente deverá acessar o SIGA -> Inscrição em Disciplinas, selecionar a matrícula atual, em seguida (dentro de “Minha Grade Horária” no canto direito) selecionar “Busca”. Em Busca, selecionar seu nível e em “Código da Disciplina” anotar “NUT”, para buscar todas as disciplinas do NUTES, ou “NUT7”, para disciplinas de mestrado ou “NUT8”, para disciplinas de doutorado. O(a) Discente também poderá buscar o código exato da disciplina (verificar na página “Estrutura Curricular – Mestrado” ou “Estrutura Curricular – Doutorado”). Inserir a disciplina desejada (aparecerá na grade de horário), finalizar o pedido e salvar o Comprovante de Inscrição (crpid).

Passos para inscrição em disciplinas.

Todo(a) Discente deverá se inscrever em disciplinas, via SIGA, enquanto não realizar sua defesa de dissertação/tese. Após cumprir todos os créditos regulamentares, a disciplina para a manutenção de vínculo é “Pesquisa de Dissertação (NUT708)”, para o mestrado, e “Pesquisa de Tese (NUT808)”, para o doutorado, ambas 0 (zero) crédito.

Disciplinas eletivas deverão ser acordadas antecipadamente com com seu(ua) Orientador(a) e seguirão os mesmo procedimentos das orientações acima para incluí-las em seu pedido de inscrição em disciplinas.

O(a) Orientador(a) deverá conferir no SIGA e, no caso de discordância com alguma disciplina do pedido de inscrição, deverá alterar a opção “Concordado” de “SIM” para “NÃO”, conforme o Calendário Acadêmico Anual da UFRJ.

A efetivação do Pedido de Inscrição será feito pela Divisão de Ensino – PR2, conforme o Calendário Acadêmico Anual da UFRJ, só então seu nome deverá aparecer na pauta da disciplina.

Alteração e/ou Trancamento (Art. 32 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 38 do Regulamento Anterior do Programa)

Orientações para alteração e trancamento de disciplinas (conforme Calendário Acadêmico Anual UFRJ):

Para alterar a inscrição e/ou trancar a inscrição (desistir da inscrição) na disciplina, o(a) Discente deverá voltar na “Minha Grade Horária”, clicar na disciplina que aparecerão as opções. Não há destrancamento de inscrição em disciplina, caso tranque a disciplina, esta só poderá ser cursada em outra turma ou a partir do semestre seguinte. Há a possibilidade de mudança de turma para alterar sua inscrição (exemplo: para casos em que o horário da outra turma é mais adequado à agenda do(a) Discente).

Obs.: O “Trancamento do pedido de inscrição” é o procedimento para trancar apenas disciplinas em que está inscrito, mas que cursará outra(s) disciplina(s) no semestre, diferente de “Trancamento de Matrícula“, que é o procedimento para Discentes que não cursarão nenhuma disciplina durante o período de trancamento.

Regime Acadêmico Especial (Art. 20 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 21 do Regulamento Anterior do Programa)

Procedimento para solicitar regime acadêmico especial (casos de gestantes ou condição física incompatível com a frequência às aulas):

O(a) Discente (ou representante, em caso de impossibilidade do(a) próprio(a)) deverá enviar para o e-mail da Secretaria, com cópia para o e-mail de seu(ua) Orientador(a) e para os e-mails dos(as) Docentes responsáveis pelas disciplinas que deverá cursar (ou está cursando) no semestre, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE REGIME ACADÊMICO ESPECIAL”, mensagem formal (tipo carta) comunicando a necessidade de realizar o regime acadêmico especial e anexando comprovante(s) médico(s).

O(a) Orientador(a) e os(as) Docentes responsáveis pelas disciplinas deverão manifestar ciência, respondendo a mensagem do(a) Discente para Secretaria (utilizar responder a todos), e conversar com o(a) Discente sobre como será realizado o regime especial (em cada disciplina e em sua orientação).

Inclusão ou Exclusão de Disciplinas no Histórico Escolar (HE)

Procedimento para solicitar inclusão ou exclusão de disciplinas no HE (estes casos deverão ser tratados como excepcionalidade e justificados):

Quando houver impedimento para o(a) Discente realizar os devidos registros em sua inscrição em disciplinas (inclusão, alteração e trancamento) no SIGA dentro do período estipulado pelo Calendário Acadêmico Anual da UFRJ (salvar print da tela que comprove dificuldades com o SIGA) e houver a concordância antecipada (no início do período da disciplina) de seu(ua) Orientador(a) somada a concordância antecipada do(a) Docente que ministrará a disciplina, deverá enviar no semestre seguinte para o e-mail da Secretaria, com cópias para o e-mail de seu(ua) Orientador(a) e para o e-mail do(a) Docente que ministrou a disciplina, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE INCLUSÃO DE DISCIPLINAS NO HE” ou “SOLICITAÇÃO DE EXCLUSÃO DE DISCIPLINAS NO HE”, mensagem formal (tipo carta) solicitando a Inclusão de Disciplina (que será feita via Alteração de Grau e Frequência – AGF) ou solicitando a Exclusão de Disciplina, em ambos os casos justificando com o motivo de não ter feito o procedimento via SIGA no período próprio e anexando comprovante(s), quando for o caso.

O(a) Orientador(a) e o(a) Docente responsável pela disciplina deverão manifestar concordância (no caso de inclusão via AGF, deverá ser informado o conceito obtido pelo(a) Discente), respondendo a mensagem do(a) Discente para Secretaria (utilizar responder a todos).

Com as concordâncias recebidas, a Secretaria fará a alteração solicitada no HE.