Registros de Conceitos

(Art. 28Art. 31 e Art. 32 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 34, Art. 37 e Art. 38 do Regulamento Anterior do Programa)

Orientações para registro de conceito no SIGA:

O(a) Docente responsável pela disciplina deverá inserir o conceito de cada discente e suas respectivas faltas na pauta da disciplina, via SIGA, e terá o prazo até o “Término de atividades” do semestre seguinte, conforme Calendário Acadêmico Anual da UFRJ. Caminho: INTRANET -> SIGA -> Serviços -> Notas -> Lançamentos de Notas.

Procedimento para solicitar inclusão de conceito(s) no SIGA pela Secretaria. (estes casos deverão ser tratados como excepcionalidade, como licença médica ou licença maternidade):

Passado o prazo, quando houver impedimentos para o(a) Docente registrar o conceito no SIGA, o(a) Docente responsável pelo conceito deverá enviar para o e-mail da Secretaria, colocando no assunto: “SOLICITAÇÃO DE REGISTRO DE CONCEITO”, mensagem solicitando a inclusão do(s) conceito(s), informando:

1. Nome e código da Disciplina (disponíveis na página “Estrutura Curricular – Mestrado” ou “Estrutura Curricular – Doutorado”);
2. Período em que a Disciplina foi ministrada;
3. Nome de cada Discente com seus respectivos conceito e faltas (em horas).

A Secretaria registrará conceitos e respectivas faltas no SIGA por ocasião da defesa do(a) Discente. Casos excepcionais serão avaliados individualmente.

Na falta de registro de conceito (I ou D indevido) no Histórico Escolar (HE), o(a) Discente deverá sempre se reportar a cada Docente responsável pelo(s) conceito(s) e poderá solicitar diretamente a ele(ela) declaração com o respectivo conceito e/ou justificativa da ausência do conceito no HE, para eventuais comprovações necessárias.

A disciplina que não tiver conceitos registrados no SIGA serão consideradas disciplinas com pendências para efeitos de pedidos de comprovações docentes.

Coeficiente de Rendimento Acumulado – CRA (Art. 33 do Novo Regulamento do Programa ou Art. 39 do Regulamento Anterior do Programa)