Defesa de Tese – María Angelica Mejia Caceres

Tese de

Doutorado

MARÍA ANGELICA MEJIA CACERES

“DAS ESTRUTURAS SOCIAIS AOS EVENTOS COMUNICATIVOS: a educação ambiental e a formação inicial de professores de ciências no contexto sociopolítico colombiano”

Dia 01 de julho de 2019, às 09:00 horas
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Sala 106, bloco N, CCS

Orientadora: Laísa Maria Freire dos Santos

Banca Examinadora:
Prof(a). Dr(a). Teun Van Dijk – Universidad Pompeu Fabra (titular – participação remota por videoconferência)
Prof(a). Dr(a). Leonardo Fabio Martínez Pérez – Universidad Pedagógica Nacional (titular – participação remota por videoconferência)
Prof(a). Dr(a). Daniel Fonseca de Andrade – PPGEC / UNIRIO (titular)
Prof(a). Dr(a). Isabel Gomes Rodrigues Martins – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Giselle Rôças de Souza Fonseca – PPGEC / IFRJ (suplente)
Prof(a). Dr(a). Miriam Struchiner – PPGECS / UFRJ (suplente)

XIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica

Seminário aborda a compreensão dos estudantes sobre programa de avaliação internacional

Na próxima segunda-feira, 01/07, o Instituto Nutes recebe a pesquisadora francesa Florence Le Hebel, da universidade de Lyon, para apresentar um seminário sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) a partir da compreensão do ponto de vista dos alunos e alunas.

Florence é pesquisadora na área de Ciência da Educação com foco em letramento científico, inquéritos de avaliações em grande escala como Pisa, dificuldades de aprendizagem dos alunos em ciências, compreensão e resolução de tarefas científicas de acordo com os níveis socioculturais dos alunos.

O objetivo do programa é avaliar em que medida os alunos acima de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a plena participação na sociedade. Florence investiga as representações e estratégias de respostas que os alunos/as (com alto e baixo desempenho) desenvolvem enquanto resolvem as questões do PISA e quais as competências envolvidas quando efetivamente constroem suas respostas nessa avaliação.

De acordo com Florence, sua pesquisa atual foca na identificação de algumas das principais características das tarefas científicas, como o PISA, que discrimina o desempenho dos alunos com base em seu status social, cultural e econômico. A metodologia combina análise das questões do PISA, análise estatística e estudos de caso. “Coletamos dados gravados em fita e/ou gravados em vídeo de estudantes de 15 anos, do 9º ano e 10º ano do Ensino Médio para analisar as produções orais e escritas ao responder perguntas do PISA, as quais selecionamos anteriormente”, explica.

No seminário, serão apresentados os resultados dos estudos realizados há alguns anos sobre o PISA e serão discutidas as possíveis implicações no ensino de ciências. A programação ocorrerá às 14h na sala 11, Bloco A, do Instituto Nutes, no Centro de Ciências da Saúde. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.

Esta programação faz parte do XXIII Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes/UFRJ, com periodicidade mensal. Mais informações: seminarios@nutes.ufrj.br.

Defesa de Tese – Paulo Roberto de Araujo Porto

Tese de

Doutorado

PAULO ROBERTO DE ARAUJO PORTO

“COMPREENSÃO EVOLUTIVA DOS SERES VIVOS: tema estruturador do ensino de Biologia nas salas de aula do Ensino Médio”

Dia 28 de junho de 2019, às 13:00 horas
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Sala A1-11

Orientadora: Eliane Brígida Morais Falcão

Banca Examinadora:
Prof(a). Dr(a). Denise Rocha Correa Lannes – PPGQB / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Rui Cerqueira Silva – PPGE / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Andréa Costa da Silva – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Jacqueline Leta – PPGQB / UFRJ (suplente)
Prof(a). Dr(a). Marcelo Borges Rocha – PPGECS / UFRJ (suplente)

Defesa de Tese – Célia Maria Patriarca Lisbôa

Tese de

Doutorado

CÉLIA MARIA PATRIARCA LISBÔA

“ABORDAGEM DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CURRÍCULO DE NUTRIÇÃO: formação profissional no contexto da expansão do ensino superior”

Dia 28 de junho de 2019, às 09:30 horas
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Sala A1-11

Orientadora: Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

Banca Examinadora:
Prof(a). Dr(a). Vanessa Schottz Rodrigues – PPGSAN / UNIRIO (titular)
Prof(a). Dr(a). Juliana Pereira Casemiro – PPGSAN / UNIRIO (titular)
Prof(a). Dr(a). Paula Ramos – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Juliana Dias Rovari Cordeiro – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Thais Salema Nogueira de Souza – PPGSAN / UNIRIO (suplente)
Prof(a). Dr(a). Eliane Brígida Morais Falcão – PPGECS / UFRJ (suplente)

Qualificação de Doutorado – Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos

Qualificação

Doutorado

Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos

“COTAS RACIAIS COMO DISPOSITIVO BIOPOLÍTICO – UMA ANÁLISE FOUCAULTIANA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFRJ”

Dia 29 de maio, às 09:00 horas
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde Sala A1-011

Orientadora: Vera Helena Ferraz de Siqueira

Banca Examinadora:
Prof(a). Dr(a). Celso Sánchez Pereira – PPGEdu / UNIRIO (titular)
Prof(a). Dr(a). Andréa Costa da Silva – PPGECS / UFRJ (titular)
Prof(a). Dr(a). Rosane Cristina de Oliveira – PPGHCA / UNIGRANRIO (suplente)